LINHA DO TEMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL
A nossa disciplina
iniciou a sua trajetória como educação formal no Brasil em 1882. A saga desse
então até os dias atuais foi um crescimento continuo, sempre à procura de um
lugar ao sol, sólido e reconhecido como ferramenta de educação formal.
1882 – Rui Barbosa,
foi o primeiro estadista a reconhecer e valorizar a Educação Física (então na
época apenas denominada ginástica) nas escolas, e a equiparar o salário dos
professores da área com os das demais disciplinas. Rui Barbosa defendi a tese
de que a “ginástica” era necessária para que haja um corpo saudável e ativar o
intelecto. Rui Barbosa é o patrono da Educação Física brasileira.
1900 – A corrente
pedagógica da época tinha como objetivo a “questão higienista”. As aulas de
Educação Física focavam em conteúdo de anatomia, higiene e fisiologia. A nossa
área não era vista como disciplina escolar mas, apenas uma prática educativa de
exercícios corporais.
1930 – A Educação
Física passou a ser orientada por militares e era chamados de instrutores. A
finalidade da “ginástica” (Educação Física) era a formação de homens fortes,
disciplinados, resistentes a doenças e uma bonita aparência física.
1937 – A Constituição
da República vigente na época passou a considerar a Educação Física uma
“prática educativa” obrigatória nos ginásios atualmente a escolaridade
compreendida entre o sexto e o nono ano, porém não uma disciplina escolar.
1945 – A ginástica
escolar cede lugar as atividades esportivas. Estas eram consideradas mais
importantes do que aquelas, dentro do currículo das unidades de ensino. As
finalidades e objetivos das aulas eram o desenvolver dá a resistência,
performance, desempenho esportivo, força e a velocidade.
1961 – A nova Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, torna obrigatória a Educação Física no
ensino primário, hoje a escolaridade entre o primeiro e o quinto ano e, no
colegial, na atualidade o ensino médio.
1970 – A união do
esporte com o nacionalismo se torna mais forte. A conquista da copa do mundo de
futebol, pela seleção brasileira politicamente é aproveitada para salientar o
civismo. A Educação Física passa a ter uma forte conotação esportiva.
1971 – A nova LDB da
Educação Nacional, estabelece a obrigatoriedade da Educação Física no ensino de
primeiro e segundo graus, na atualidade, o ensino fundamental I, II e médio.
1980 – Surge no
cenário físico educacional novas linhas pedagógicas, sobre o papel da Educação
Física no âmbito escolar. Os exercícios físicos e os esportes perdem forças. O
novo foco do momento é aliar a disciplina, as ideias democráticas e os direitos
humanos junto as práticas das atividades das aulas (conteúdos).
1996
– Nova LDB da Educação Nacional é aprovada ( LDB/96) . Nela a Educação Física
passa a fazer parte da Proposta Pedagógica da Escola assumindo o seu papel
definitivamente como disciplina escolar.
1997
– Nasce as primeiras tentativas para uma educação física de âmbito nacional, com novas ideias.
Educadores, filósofos, pedagogos e professores de Educação Física debatem
propostas que dá origem aos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs). É o ponto de largada para o ensino da Educação
Física educacional. Ela se torna definitivamente uma disciplina escolar em todo
o território brasileiro
2008
– Diversas facetas curriculares, dividem simultaneamente uma convivência sadia
nas unidades de ensino. Umas voltadas a saúde, outras ao desenvolvimento,
algumas progressistas e psicomotoras, cultural, etc.
2012
– A linha cultural encorpa entre os professores, evolui, agrega valores
culturais da comunidade em que a escola está inserida, o conhecimento do
movimento cultural que o aluno domina. Eminentes professores e pesquisadores
universitários adotam e enriquecem a nova linha pedagógica e sua proposta
educacional. Surge então nas universidades brasileiras os “grupos de estudos e
pesquisas em “Educação Física Escolar”.
Eis
em rápidas pinceladas um quadro evolutivo da Educação Física Escolar no Brasil.
Professor Florisvaldo
contato @ indef.com.br
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