EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR
TRANSFORMADORA
PROFESSOR FLORISVALDO
contato @ indef.com.br
A Educação Física escolar de modo particular tem vivenciada um grande enriquecimento nas diversas práticas de atividades físicas, com o avanço da ciência da tecnologia, psicologia e da pedagogia, com a transformação desta disciplina em um fenômeno sócio cultural.
A pressão exercida por esses viéses nos docentes de Educação Física, foi favorável no desenvolvimento dessas tendências pedagógicas nas diversas formas de entender a disciplina foco dessas reflexões.
As atividades corporais que são integrantes dos conteúdos das aulas de Educação Física ( jogos em especial) ocupam a preferência dos alunos, e os demais, são ferramentas para o desenvolvimento de uma juventude sadia. A Educação Física educacional promove o biológico e o mental, as qualidades ditas físicas e morais, tornando-se assim um eficaz meio pedagógico de formação integral do cidadão de amanhã.
Através dos jogos e contestes o professor desenvolve as qualidades de cooperação e sócio educativas por intermédio das diversidades de situações e aumenta a motivação e o interesse. O resultado é a participação dos alunos nas aulas com um maior rendimento. Assim, com essas práticas podemos trabalhar a disciplina, a honestidade, a crítica e autocrítica provocando o companheirismo e a cooperação.
Os contestes, os jogos e os demais conteúdos não devem ser temas apenas como forma de preencher os horários das aulas. A cada dia de docência, o professor deve resgatar e refletir acerca dos pontos positivos ou não da atividade proposta para cada conteúdo proposto para cada aula ministrada. Dialogando com os alunos, auxiliando-os na sua formação física e educacional, enfim, em sua educação de alma, corpo, mente, social e cultural. Não importa se é nesta ou naquela linha pedagógica de apreço do profissional especialista em educação física escolar. Ensinar e educar é preciso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário