domingo, 11 de setembro de 2016

EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR, NICHO DA CULTURA HUMANA.

                                                                 Professor    Florisvaldo
                                                        Contato @ indef. Com.br

Os artigos publicados pelo professor responsável por este “blog”, tem focado  a Educação Física escolar  sempre na perspectiva cultural. Com esta referência tem a preocupação de colocar a nossa especialidade educacional, como uma das fatias relevantes na cultura humana. Melhor explicitando: as atividades direcionadas ao corpo e aos movimentos criados pelo homem através dos tempos. São movimentos “inventados” visando  a competição, ao lazer passivo ou ativo ( assistindo ou praticando), numa gama de atividades de jogos, esportes, danças, ginástica, etc.  Essa é a idéia que entendemos como  cultura do movimento humano e/ou cultura física.

Os diversos segmentos e meios de desenvolver a Educação Física na escola, porque um dos objetivos é a promoção da socialização e a interatividade no alunado. As aulas de atividades esportivas, recreativas e rítmicas  dassão meios  bem eficazes para a concretização da tão desejada inclusão social dos educandos. Isto porque, esses conteúdos na sua prática para ser desenvolvida exige dos participantes das aulas cooperação. Traduzindo em estímulos dos escolares na sua socialização, domínio de suas emoções, autocontrole e respeito ao seu companheiro.

A Educação Física educacional, tem a finalidade de  proporcionar o desenvolvimento orgânico e funcional dos alunos, através de meios de atividades que desenvolvem  a coordenação motora, o correr, o saltar, arremessar, manipular objetos, subir em obstáculos, etc. No aspecto não somático o processo de catar-se através dos alaridos, a descarga  dos sentimentos de agressividade, a depressão, a tristeza e o isolamento.

Nós, professores de educação física, cabe-nos oportunizar aos alunos conteúdos que permitam uma movimentação constante, de acordo com a idade, valorizando o conhecimento de cultura humana. Da ciência de que o aluno é detentor, na construção do seu  caráter, na melhoria do seu rendimento no trabalho/estudos/atividades intelectuais de cada um. Dai pensarmos  a Educação Física Escolar como um nicho riquíssimo, que faz parte da cultura humana, deste ou daquele contexto em que as unidades de ensino estão inseridas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário