sábado, 10 de setembro de 2016

Educação Física Escolar, metodologias de ensino mais populares



EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, METODOLOGIAS MAIS POPULARES.

                                                  Professor  Florisvaldo
                                                  contato@indef.com.br

A Educação Física, até a década de 1970, tinha como prática nas unidades de ensino escolares a tecnicidade esportiva. Os professores eram vistos como “técnicos de esportes” e, as aulas uma série de repetições de gestos e movimentações esportivos. A finalidade das aulas era o desenvolvimento de capacidades físicas. Após essa década veio a tona diversas correntes metodológicas, sendo que as principais foram:

Higienista:- Na década de 1990, com o aumento da tecnologia e o acesso a locomoção veicular ( particular e pública ) surgiram doenças relacionadas ao sedentarismo como a obesidade e outras. Como resposta imediata a estes males a educação física e seus profissionais iniciou uma reflexão sobre o assunto. Começaram então nas escolas o ensino de normas comportamentais e hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas de forma autônoma. Ministra-se aulas expositivas a respeito da alimentação saudável, a combater o estresse e, ensino sobre a sexualidade.

Psicomotricidade:- Nos anos da década de 1960, aportou  no  Brasil a teoria da psicomotricidade e teve o seu apogeu nos anos de 1980. Essa teoria tinha e tem como objetivo, o conhecimento corporal relacionado com o espaço, os objetos, as pessoas,etc. contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e jovens em idade escolar. A psicomotricidade tem como objetivo o desenvolvimento de noções espaciais, lateralidade, profundidade e temporalidade.                   

Desenvolvimentista:- O objetivo desta metodologia é entender como ocorre os movimentos na fase de crescimento físico do aluno. Tem como finalidade a ação motora com intencionalidade significado e contexto sendo que, os alunos são sujeitos do seu próprio desenvolvimento.

Cultural:- É a metodologia dominante no momento. Cada aluno é visto inserido no seu contexto de vida comunitária com o seu acervo de conhecimentos e de seus interesses particulares. O professor é o mediador das atividades e  o aluno, colabora nas construções das aulas através de discussões e/ou propondo os conteúdos das aulas. O objetivo é a integração de todos os participantes do processo educacional com habilidades variadas inclusive os alunos com diferentes  deficiências motoras.


                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário