EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR, METODOLOGIAS MAIS POPULARES.
Professor
Florisvaldo
A
Educação Física, até a década de 1970, tinha como prática nas unidades de
ensino escolares a tecnicidade esportiva. Os professores eram vistos como “técnicos
de esportes” e, as aulas uma série de repetições de gestos e movimentações
esportivos. A finalidade das aulas era o desenvolvimento de capacidades
físicas. Após essa década veio a tona diversas correntes metodológicas, sendo
que as principais foram:
Higienista:- Na década de 1990, com o
aumento da tecnologia e o acesso a locomoção veicular ( particular e pública )
surgiram doenças relacionadas ao sedentarismo como a obesidade e outras. Como
resposta imediata a estes males a educação física e seus profissionais iniciou
uma reflexão sobre o assunto. Começaram então nas escolas o ensino de normas
comportamentais e hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas de forma autônoma.
Ministra-se aulas expositivas a respeito da alimentação saudável, a combater o
estresse e, ensino sobre a sexualidade.
Psicomotricidade:- Nos anos da década de 1960,
aportou no Brasil a teoria da psicomotricidade e teve o
seu apogeu nos anos de 1980. Essa teoria tinha e tem como objetivo, o
conhecimento corporal relacionado com o espaço, os objetos, as pessoas,etc.
contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e jovens em idade
escolar. A psicomotricidade tem como objetivo o desenvolvimento de noções espaciais,
lateralidade, profundidade e temporalidade.
Desenvolvimentista:- O objetivo desta metodologia é
entender como ocorre os movimentos na fase de crescimento físico do aluno. Tem
como finalidade a ação motora com intencionalidade significado e contexto sendo
que, os alunos são sujeitos do seu próprio desenvolvimento.
Cultural:- É a metodologia dominante no
momento. Cada aluno é visto inserido no seu contexto de vida comunitária com o
seu acervo de conhecimentos e de seus interesses particulares. O professor é o
mediador das atividades e o aluno, colabora
nas construções das aulas através de discussões e/ou propondo os conteúdos das
aulas. O objetivo é a integração de todos os participantes do processo
educacional com habilidades variadas inclusive os alunos com diferentes deficiências motoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário