Na
linha metodológica da Educação Física cultural na escola, o obstáculo a
transpor é a construção de um paradigma em
que a mesclagem da teoria com a prática tem escopo a difusão do
pretendido a valorização dos bens culturais da comunidade. Comunidade em que a
escola está tanto local, regional e quiçá num âmbito ainda maior. Portanto é
compreensível que, a formação do profissional tem que compreender tanto a
prática da área, a humanista, as produções culturais e a entronização destes
elementos com a socialização do conhecimento.
Com
está visão filosófica, o professor cônscio de sua missão educativa saberá que,
a educação não é inconsciente, mas sm, intencional. Portanto, os conteúdos a
serem ensinados devem ser vistos como ferramentas essenciais para a apreensão
dos novos conhecimentos pelos alunos.
Haverá possivelmente, o desenvolvimento da consciência crítica pelos alunos,
como sujeitos do processo ensino
aprendizagem.
As
atividades corporais, devem pedagogicamente, orientadas por um professor
competente e dominador de técnicas didáticas-pedagógicas, e politicamente
compromissado com a sua unidade de ensino. Assim contribuindo de forma efetiva
das competências educadoras. O professor não pode ficar engessado em práticas
esportivas ou simplesmente socializadoras. E preciso uma aula prática que
integra todos esses parâmetros e outros como a solidariedade, cooperação,
respeito e outros valores e atitudes de cidadania.
Destacamos
nestas reflexões, os conceitos e informações dos “PCN/MEC ( 1997) em que
destaca “ o conceito de cultura corporal, põe em relevo a contribuição da
Educação Física para a cidadania”. Mas a medida em que são trabalhados os
conteúdos e as valências propostas que visam desenvolver aspectos
sócio-culturais na formação do aluno. O objetivo portanto é aumentar a bagagem
de conhecimentos, valorizar e inculcar nos educandos o sentimento nativista
pelas coisas de sua terra, tornando-o positivamente crítico, responsável e
valorizador da sua comunidade culturalmente falando
Professor Florisvaldo.
falandocomprofessor@gmail.com
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