sábado, 2 de julho de 2016

PIONEIROS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR- PARTE FINAL

Em continuação com a nossa proposta, finalizamos  este tema com os séculos 17, 18 e 19  e  após  uma conclusão didática dos estudos elaborados.

SÉCULO XVII - Neste período da história já vislumbramos uma melhora no que diz respeitsino  a educação física. Surgiram as ginásticas corretiva e
também a preventiva bem como  a fisiológica.
Neste século surge Francis Bacon ( francês)    que 
constatou a validade da educação física na assimilação e desassimilação dos alimento.       Os 
exercícios foram por Bacon classificados em sintéticos e analíticos e as atividades deviam serem praticados forma natural.
Em 1 687,o educador François Fenelon,  também de naturalidade francesa publica um livro  nome de "A educação dos jovens"em defendia  os  jogos como motivação e atrativos para os aluno nas escolas , afirmando que o jogo aos jovens deviam ser moderados e, os exercícios físicos regularmente praticados para o aperfeiçoamento do corpo. Defende a prática da educação física pela   mulher para embeleza-la deixando de ser disforme e lassas
Nasceu para o mundo da educação física escolar   o educador Nicolau Andrey de Soisregard, francês que apresentou um tratado de ortopedia da criança. Na Faculdade Médica de Paris apresenta
uma tese a respeito do " exercício moderado é      o melhor meio de conservar a saúde".

SÉCULO XVIII - Neste século o principal destaque na educação física escolar foi  Frederich Ludwig Jahan nascido na Prussia em 11 de agosto de 1778. Foi  o fundador da ginástica patriótica e militar,  método de educação física acentuadamente espartano, que foi praticado nas escola até o ano de 1937.
SÉCULO XIX - Este século, deu-se inicio a idade moderna quando surgiram novas metodologias com o entrelaçamento de teorias do renascimento, nos legando conhecimentos que fundamentaram o surgimento de iniciativas de uma educação física
escolar .
CONCLUSÃO - No aspecto pedagógico, a educação física recebeu muitas contribuições que embasaram os conhecimentos necessários para codificar  novas  teorias e sistemas educacionais .
Concluímos que o renascimento deu úteis  e 
inúmeras orientações  das quais destacamos :
1- Preocupações fisiológicas e   metodológicas para
a prática educacional desta disciplina;
2- Aperfeiçoamento e aplicações fisiológicas e surge a figura do professor especialista em educação física educacional;
3- Surge a educação física feminina com orientações didáticas focada no exercício  e atividades próprias para as meninas;
4- Inicia-se os defensores da educação física corretiva, preventiva e curativa, hoje profundamentalmente coerente e em uso ;
5- Destaca-se a importância dos jogos na motivação do educando (aspectos psicológicos da aprendizagem escolar).
Com estas contribuições, surge no cenário  escolar
métodos regulares e linhas pedagógicas de trabalho bem como a ginástica médica.

P r o f e s s o r   F l o r i s v a l d o    falandocomprofessor@gmail.com


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