EDUCAÇÃO DE QUALIDADE,
FORMAÇÃO INTEGRAL
Professor Florisvaldo
A educação é um
processo global de desenvolvimento humano e muitos dos seus aspectos não comportam
sistemas de medidas de desempenho.
Não há formação harmônica de crianças e
jovens sem que
a música, educação corporal ( atividades físicas, expressões corporais) artes
plásticas, estejam no dia a dia da escola, nas vidas destes educandos.
Não se trata apenas de
lazer, recreação ou “hobbies” como muitos pensam. O desenvolvimento de diversas
linguagens, a cultura corporal, a
psicomotricidade e as diversas manifestações artísticas torna bem maior a capacidade dos escolares ( crianças,
jovens adolescentes) de se relacionarem. Isto condiz com a criatividade, a
sensibilidade, a auto estima, a compreensão do outro e de sí mesmo; são fatores
concernente a nossa humanidade e nossas
possibilidades de auto realizações.
As práticas da cultura
corporal na escola reflete sem sombra de dúvida sobre as emoções , domínio de
sí mesmo ,etc., afinal o corpo humano é por natureza interdisciplinar e não
funciona como uma grade curricular de escola, isto é dividido , segmentado em
áreas de saber.
Um ensino que valoriza
apenas as disciplinas tradicionais , como a língua portuguesa, matemática,
história etc., abandona e deixa de lado uma gama enorme de complexidades e
outras habilidades humanas, que aliás sempre tiveram os seus valores na
qualidade da educação ao longo da história ( Grécia, Roma, Índia, China ) em
que a educação física, a música e as artes ocupavam um lugar central das
instituições dedicadas em transmitir o saber, a ensinar.
É preciso que a escola
ofereça uma educação física efetiva , aulas de artes e teatro. Se assim
acontecer com certeza os educandos de hoje , amanhã serão adultos mais
completos e felizes.
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