sábado, 16 de julho de 2016

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, FORMAÇÃO INTEGRAL
                                              
                                                    Professor   Florisvaldo

A educação é um processo global de desenvolvimento humano e muitos dos seus aspectos não comportam sistemas de medidas de desempenho.
Não  há formação harmônica de crianças e jovens  sem    que  a música, educação corporal ( atividades físicas, expressões corporais) artes plásticas, estejam no dia a dia da escola, nas vidas destes educandos.
Não se trata apenas de lazer, recreação ou “hobbies” como muitos pensam. O desenvolvimento de diversas linguagens, a cultura corporal,  a psicomotricidade e as diversas manifestações artísticas torna bem  maior a capacidade dos escolares ( crianças, jovens adolescentes) de se relacionarem. Isto condiz com a criatividade, a sensibilidade, a auto estima, a compreensão do outro e de sí mesmo; são fatores concernente  a nossa humanidade e nossas possibilidades de auto realizações.
As práticas da cultura corporal na escola reflete sem sombra de dúvida sobre as emoções , domínio de sí mesmo ,etc., afinal o corpo humano é por natureza interdisciplinar e não funciona como uma grade curricular de escola, isto é dividido , segmentado em áreas de saber.
Um ensino que valoriza apenas as disciplinas tradicionais , como a língua portuguesa, matemática, história etc., abandona e deixa de lado uma gama enorme de complexidades e outras habilidades humanas, que aliás sempre tiveram os seus valores na qualidade da educação ao longo da história ( Grécia, Roma, Índia, China ) em que a educação física, a música e as artes ocupavam um lugar central das instituições dedicadas em transmitir o saber, a ensinar.
É preciso que a escola ofereça uma educação física efetiva , aulas de artes e teatro. Se assim acontecer com certeza os educandos de hoje , amanhã serão adultos mais completos e felizes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário