quinta-feira, 21 de julho de 2016

A EDUCAÇÃO FISICA E A MULTIPLICIDADECULTURAL DAS  UNIDADES ESCOLARES BRASILEIRAS.
                                                   
                                                     
Professor  Florisvaldo

Nos anos 80, estudos a respeito da Educação Física Escolar abriu  novos horizontes, ampliando a visão desta disciplina.Esta  nova atitude dos estudiosos, como consequência deu uma nova conotação ao ato pedagógico, que estava focado no ensino da aprendizagem das modalidades esportivas. A preocupação dos profissionais da área era que os alunos dominassem os gestos esportivos de cada esporte por eles abordados nas aulas, conduzindo-os  a uma prática exaustiva de repetições técnicas gestuais dos fundamentos do esporte que estava sendo o conteúdo destas aulas. Era a fase do tecnicismo. Aos poucos as ciências humanas ( filosofia,antropologia, sociologia, politica e etc) se firmou como referência teórica da Educação Física escolar. Essa nova visão agora formativa e cultural na década seguinte (1990) até os dias de hoje (século 21) é a ênfase de uma nova Educação Física Escolar: a educação física escolar sócio cultural. Isso passou a ser considerada como premissa no seu projeto politico pedagógico a multiplicidade de condições sócio-cultural-econômica das unidades de ensino e o seu entorno. A realidade geográfica,  condições materiais , poder aquisitivo do alunado e os fatores culturais da região onde a escola acha-se situada.
Isto quer dize que : a ação pedagógica deve considerar , num sentido mais educacional, o contexto sócio cultural onde ela,( a ação do ato pedagógico ) ocorre e, num sentido mais especifico, aos alunos e os grupos de educandos .
Diante do exposto, é conveniente uma fala sobre o ensino da Educação Física frente a multiplicidade cultural que campeia entre os alunos, que é um avanço em relação as diferenças e sua receptividade nos processos educacionais.
Cultura é o conjunto de conhecimentos de um indivíduo, é  a soma  de conhecimentos que uma sociedade( grupo socio-etnico-religioso) acumulam e são transmitidos através das gerações. Por exemplo: a cultura interiorana, ribeirinha(caiçara) urbana etc.) A cultura, portanto, representa o “modus vivendi” de um núcleo social, os enfoques que eles atribuem sentidos  as suas ações, procedimentos e experiências diárias de suas vidas. Tendo antecipadamente a multiplicidade cultural de raças, gênero, religiosidade, sexualidade) ligadas entre sí, formando uma rede interativa, envolvendo a maneira como se relacionam, as suas visões de mundo. Portanto, em todas as dimensões do cotidiano de um determinado grupo humano.
E qual é a dimensão cultural a ser abordada pela Educação Física Escolar ? Na presente conjuntura, dentro do contexto de cada escola, é preciso falar na cultura corporal ou ciência do movimento corporal, que é nada mais do que atuar num nicho de conhecimentos que, age e estuda um conjunto de práticas relacionadas ao corpo, ao movimento criado pelo homem, ao longo das civilizações, ou seja, os jogos, as lutas, os esportes, as danças.
A prática da Educação Física , na escola é eminentemente cultural, preocupada com a realidade em que vive o aluno, suas condições sócio-cultural e as diferenças individuais manifestadas pelos mesmos. Aqui nesta consideração, provavelmente poderá ocorrer uma distorção nos objetivos primordiais da educação. Exemplificando, um professor especialista em Educação Física ( portanto um educador  transmissor de conhecimentos) muito atento  no exercício do seu ofício, detecta ao assumir as aulas numa escola em que o alunado ama e valoriza a prática do futebol. Pode este docente, fundamentado nos estudos do contexto em que a escola está inserida, acabar se envolvendo apenas  nessa prática cultural e não proporcionando outras possibilidades de acessar novos conhecimentos, novos conteúdos. A função da escola e do professor  é eninar.
Esta deve ser a preocupação deste docente, porém ele precisa iniciar a sua ação pedagógica  com esta prática corporal ( futebol) que é um “kit” de conhecimentos e habilidades do alunado. Mas também, ampliar a cultura corporal com novos conteúdos, oportunizando novos conhecimentos para enriquecer o acervo dos alunos, no quesito de cultura físico educacional escolar.
Para tanto é necessário que o professor (de educação física) perceba o alcance da corporeidade, introduzindo em sua prática de aulas, outras atividades, levando a Educação Física escolar a, transformar a realidade onde vive o discente, permitindo ao mesmo uma evolução em todos os sentidos e parâmetros, porquê , como ser humano ele é um agente cultural de transformação. Essa transformação deve ser para melhor.

Contato com o autor: falandocomprofesor@gmail.com





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