A EDUCAÇÃO FISICA E A
MULTIPLICIDADECULTURAL DAS UNIDADES
ESCOLARES BRASILEIRAS.
Professor Florisvaldo
Nos anos 80, estudos a
respeito da Educação Física Escolar abriu
novos horizontes, ampliando a visão desta disciplina.Esta nova atitude dos estudiosos, como
consequência deu uma nova conotação ao ato pedagógico, que estava focado no
ensino da aprendizagem das modalidades esportivas. A preocupação dos
profissionais da área era que os alunos dominassem os gestos esportivos de cada
esporte por eles abordados nas aulas, conduzindo-os a uma prática exaustiva de repetições
técnicas gestuais dos fundamentos do esporte que estava sendo o conteúdo destas
aulas. Era a fase do tecnicismo. Aos poucos as ciências humanas (
filosofia,antropologia, sociologia, politica e etc) se firmou como referência
teórica da Educação Física escolar. Essa nova visão agora formativa e cultural
na década seguinte (1990) até os dias de hoje (século 21) é a ênfase de uma
nova Educação Física Escolar: a educação física escolar sócio cultural. Isso
passou a ser considerada como premissa no seu projeto politico pedagógico a
multiplicidade de condições sócio-cultural-econômica das unidades de ensino e o
seu entorno. A realidade geográfica,
condições materiais , poder aquisitivo do alunado e os fatores culturais
da região onde a escola acha-se situada.
Isto quer dize que : a
ação pedagógica deve considerar , num sentido mais educacional, o contexto
sócio cultural onde ela,( a ação do ato pedagógico ) ocorre e, num sentido mais
especifico, aos alunos e os grupos de educandos .
Diante do exposto, é
conveniente uma fala sobre o ensino da Educação Física frente a multiplicidade
cultural que campeia entre os alunos, que é um avanço em relação as diferenças
e sua receptividade nos processos educacionais.
Cultura é o conjunto de
conhecimentos de um indivíduo, é a
soma de conhecimentos que uma sociedade(
grupo socio-etnico-religioso) acumulam e são transmitidos através das gerações.
Por exemplo: a cultura interiorana, ribeirinha(caiçara) urbana etc.) A cultura,
portanto, representa o “modus vivendi” de um núcleo social, os enfoques que
eles atribuem sentidos as suas ações,
procedimentos e experiências diárias de suas vidas. Tendo antecipadamente a
multiplicidade cultural de raças, gênero, religiosidade, sexualidade) ligadas
entre sí, formando uma rede interativa, envolvendo a maneira como se relacionam,
as suas visões de mundo. Portanto, em todas as dimensões do cotidiano de um
determinado grupo humano.
E qual é a dimensão
cultural a ser abordada pela Educação Física Escolar ? Na presente conjuntura,
dentro do contexto de cada escola, é preciso falar na cultura corporal ou ciência
do movimento corporal, que é nada mais do que atuar num nicho de conhecimentos
que, age e estuda um conjunto de práticas relacionadas ao corpo, ao movimento
criado pelo homem, ao longo das civilizações, ou seja, os jogos, as lutas, os
esportes, as danças.
A prática da Educação
Física , na escola é eminentemente cultural, preocupada com a realidade em que
vive o aluno, suas condições sócio-cultural e as diferenças individuais
manifestadas pelos mesmos. Aqui nesta consideração, provavelmente poderá
ocorrer uma distorção nos objetivos primordiais da educação. Exemplificando, um
professor especialista em Educação Física ( portanto um educador transmissor de conhecimentos) muito
atento no exercício do seu ofício,
detecta ao assumir as aulas numa escola em que o alunado ama e valoriza a
prática do futebol. Pode este docente, fundamentado nos estudos do contexto em
que a escola está inserida, acabar se envolvendo apenas nessa prática cultural e não proporcionando
outras possibilidades de acessar novos conhecimentos, novos conteúdos. A função
da escola e do professor é eninar.
Esta deve ser a
preocupação deste docente, porém ele precisa iniciar a sua ação pedagógica com esta prática corporal ( futebol) que é um
“kit” de conhecimentos e habilidades do alunado. Mas também, ampliar a cultura
corporal com novos conteúdos, oportunizando novos conhecimentos para enriquecer
o acervo dos alunos, no quesito de cultura físico educacional escolar.
Para tanto é necessário
que o professor (de educação física) perceba o alcance da corporeidade,
introduzindo em sua prática de aulas, outras atividades, levando a Educação
Física escolar a, transformar a realidade onde vive o discente, permitindo ao
mesmo uma evolução em todos os sentidos e parâmetros, porquê , como ser humano
ele é um agente cultural de transformação. Essa transformação deve ser para
melhor.
Contato com o autor:
falandocomprofesor@gmail.com
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