Neste século XVI já houve um número maior de adeptos e estudiosos da cultura do movimento - educação física. Podemos destacar dentre estes adeptos e estudiosos o italiano Gerolamo Mercuriale, que era professor e médico, grande humanista sendo considerado homem de ciência e sabedoria. Foi o fundador da "ciência desportiva" deixando como legado muitos escritos de fundo médico e prático de educação física. Apresenta em seu livro "De Arte Ginástica" informações e metodologia de exercícios ginásticos numa concepção sistematizada, organizada e racional de
uma educação física escolar, expondo teorias e
criticando trabalhos ginásticos já surgidos. Os profissionais de educação física, considera o Gerolamo Mercuriale o pai da pedagogia da educação fisica educacional. Isto explica porque, em suas obras apresentam figuras elucidativas, comentários profundos e preciosos, citando em seus livros mais de cento e vinte autores gregos, arábes e romanos como fonte de suas pesquisas. A sua obra está dividida em seis livros. Sendo que
nos livros um,dois e três estuda de maneira geral os exercicios ginásticos, sem atentar para o estado de higidez dos atletas. Nos livros quatro, cinco e
seis da um aspecto particular de dificuldade a
ginástica aplicada aos alunos de acôrdo com o grau de prática, tempo de experiência de cada um.
Mercuriale fez um verdadeiro trabalho cientifico, especializado em educação física, onde dá instruções exatas sobre os exercícios ginásticos tais como seus efeitos benéficos à saúde, suas vantagens e incoveniências quando são mal dosados.
Mercuriale, defende pela primeira vez a "lição de educação física" como a mais conveniente forma de educar através das atividades físicas e a dividia em três partes: a) preparatória, b) fundamental e
c) respiratória. Dá considerações a respeito da idade dos alunos, atividades para cada estação do ano e o horário das aulas e foi o precursor das atividades sistemáticas, isto é, os exercícios
construídos.
Na Suiça, surge Jean Jacques Rousseau nascido na cidade de Genebra,filho de um relojoeiro, autor do livro "Emilio" e era profundamente ligado a pedagogia. Era defensor da prática da educação física paralelamente com a educação intelectual e que os alunos em particular e os adultos em geral, uma alimentação pura e sadia.
Entra neste cenário abordado o pedagogo Pestalozzi e, nas escolas em que foi diretor, pôs em prática os princípios de educação física defendidos por Jean Jacques Rousseau. O professor Pestalozzi classificou os exercicios físicos ( ginástica) segundo a posição social e a profissão da pessoa. Defendia a organização homogênea dos participantes. Preconizava o exercício utilitário, hoje conhecido como laboratorial ou compensatório.
Na Alemanha, entra em cena o educador Guths Muths. Publica o livro sobre o assunto denominado Ginástica para a Juventude,onde defende e aconselha que objetivo a atingir era ser
belo, forte e destro e, que os benefícios dos exercícios eram maiores quando acompanhados de jogos, marchas, natação e corridas.
Na Dinamarca aparece o educador Frank Natchegal que utilizava exercícios em cordas lisas, com nós e nas escadas. Em consequência dos trabalhos de Frank Natchegal, a educação física foi introduzida nas escolas primárias dinamarquesas. Frank Natchegal é considerado o pai da educação física dinamarquesa.
Neste século, ressurge e é acentuado os exercicios gregos, há o aperfeiçoamento da fisiologia aplicada
e surge a educação profissional.
P r o f e s s o r F l o r i s v a l d o
falandocomprofessor@gmail.com
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