segunda-feira, 13 de junho de 2016

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR GENERALIDADES

1- CONCEITOS E SIGNIFICADOS


A cultura do conhecimento abordada na escola é disposta num corolário de referências filosóficas, sociológicas, politicas, cientificas, etc. É um paradigma, produto de diferentes práticas pedagógicas. Sintetizamos então que a Educação Física escolar é uma prática pedagógica, que, nas unidades de ensino tematiza e pratica conteúdos corporais tais como os jogos, a ginástica, os esportes, a dança, etc, conteúdos considerados como área de conhecimento nomeada de "cultura corporal. Portanto podemos conceituar a Educação Física como: 1-educação  por "meio"das atividades corporais,2- educação "pelo" movimento e 3- educação "sobre" o movimento.

2- PRINCIPIOS

Como disciplina escolar, bem como qualquer utr,requer a coordenação de princípios estabelecidos para que não se perca de vista a finalidade do programa escolar  educativo. Na ausência dos princípios  fundamentais da educação, torna-se mais difícil o exercício da docência do professor especialista em educação física. Dentro do projeto politico pedagógico da escola, é necessário a principio um criterioso diagnóstico da unidade escolar, condições materiais e local para as aulas, da cultura corporal de que o aluno é detentor, do seu mio ambiente, do contexto em que a escola está inseridos, a experiencia corporal que domina na comunidade(bairro/cidade). Isto porque e para que haja a contento a elaboração  de um programa bio-psíco´-fisico-sócio educativo. É necessário portanto e também que esta programação, esteja adequada e de acôrdo com a legislação pertinente a Educação Física como disciplina escolar. Segundo  igualmente acordado com os princípios de natureza moral requeridos para a formação do cidadão integro em  todos os aspectos e   valores desejados pela sociedade em que estará inserido. Valores estes como a honestidade, respeito as leis e ao próximo, disciplina, comportamento em púbico, etc.

3- CONCLUINDO

O professor de Educação Física que exerce o seu oficio em escola do ensino básico do sistema educacional brasileiro, não pode olvidar do conceito e principio da sua disciplina, e que os movimentos corporais são acima de tudo, produto das atividades representativas de um determinado grupo social, quer dizer, a cultura corporal do movimento de uma sociedade. Assim sendo, traduzindo a nossa linha de raciocínio, de que agir sobre o corpo também é agir neste determinado grupo social, isto é, na comunidade em que o corpo está contextualizado. Somos portanto, agentes transformadores de cultura. Transformando a cultura para um mundo melhor


                                                                    Professor  Florisvaldo
                                                         falandocomprofessor@gmail.com






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