Século XIV - Surge na Itália, na cidade de Feltre o educador Vitório Ramabaldini, mais conhecido como Vitorino de Feltre devido a sua pequena estatura. Este professor fundou uma escola denominada de "La Giocosa Montova" ( a casa alegre). Em sua escola Vitorio Ramabaldini ensinava ginástica, jogos de bola, esgrima, corridas, equitação, arco e flecha, lutas, marchas e exercícios de resistências ao calor e ao frio.
Solicitava aos alunos que liberassem suas emoções de alegrias através de gritos e alaridos diversos. Condenava a solidão a quem chamava de "inspiradora
de maus hábitos. Procurava incutir em seus alunos a promoção prática do ideal grego da harmonia entre o corpo e o espírito o adágio " mens sana in corpore sano ".
Século XV ´- No século passado, detectamos a preocupação generalizada com a unilateralidade eemntre o corpo e o espírito. No presente século deste estudo, surgiram a preocupação com a fisiologia e a metodologia do ensino da educação física. Surge então Maffeo Véggio, professor conhecedor da ginástica e da fisiologia sendo considerado o maior pedagogo do seu tempo. Estabeleceu em seu tratado pedagógico que, não devia ministrar exercicios violentos e cansativos aos menores de cinco anos.Aconselhava atividades bem dosadas em suas intensidades para o desenvolvimento da agilidade e flexibilidade e, indicava também os jogos coletivos. Surgiu ainda neste século o professor francês François Rabelais que observou o realismo na pedagogia da educação física. Suas idéias estão inseridas em seu livro denominado Gargantua. No livro ele explica, aconselha e dá importância no ensino da educação física na formação da criança e do adolescente, personificadas em seu personagem que dá o nome ao livro : Gargantua.
Em rápidas pinceladas, dos principais pioneiros, precursores da educação física escolar, com suas idéias focadas, embora de forma rudimentar, na fisiologia, e metodologia desta disciplina.
Em nossa próxima pauta, traremos os pioneiros do século XVI, considerado o nais rico e abrangente da história da educação física educacional .
Professor Florisvaldo
falandocomprofessor@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário