O processo pedagógico do ensino do voleibol como conteúdo da Educação Física ( EF) é bem assimilado pelo alunado escolar. Ele é uma modalidade bem aceita como conteúdo educacional pelos alunos, dado a sua popularidade ofertada pela mídia.
Mesmo que a sua escola não tenha uma quadra esportiva, o voleibol podem e deve fazer parte do programa de ensino da EF e ensinado num espaço livre existente no educandário. E preciso apenas comprometimento boa vontade e amor a sua profissão. Vamos começar?
Reuna os alunos e os comunique qual o conteúdo que será ensinado e comece a praticar os movimentos específicos do voleibol. Inicie sempre do mais simples,para os mais complexos. Desperte o interesse do alunado, motive-os com atividades que indiretamente conduzam ao jogo. Eis um processo didático que recomendo.
1) Reuna os alunos em grupos de seis alunos e alunas; essa interação é necessária para que haja uma inclusão maior, respeito e cooperação entre toda a classe de meninos e meninas.A metodologia das estações de exercícios facilitará a prática de diversos fundamentos, ao mesmo tempo evitando a ociosidade dos alunos. A aula se tornará bem mais dinâmica. A título de exemplo temos, digamos cinco estações.O grupo de alunos da primeira trabalhará levantamentos
os da segunda estação passe, os do terceiros bloqueios, aqueles que estão na quarta estação,recepção e assim sucessivamente ...O rodar dos alunos será no sentido horário ( o mesmo do jogo propriamente dito),podendo ser ao som do apito ou da voz do professor.
Após essa fase,monte a rede ( na quadra ou no espaço livre que haja na escola) para a prática de: a)- ensinar o rodizio de um jogo oficial; b)- local e como é efetuado o saque e para que serve; c)- explique que há linha de ataque e defesa e quem pode atacar e defender no jogo e d)- Ensine o papel do líbero, etc.
Em sequência dê um jogo adaptado para uma assimilação dinâmica dos fundamentos estudados, através da execução de equipes contra equipes.Apenas após essas etapas é que oportunizaremos aos alunos o jogo completo, Precisaremos ter paciência, e não esperar resultados "grandiosos". O importante é considerar a série , a idade, as experiencias e conhecimento cultural dos alunos.
Na escola durante as aulas de EF o que interessa é o que o aluno aprende a respeito do voleibol e, não o jogo em sí. O que precisamos é ressaltar o"processo de aprendizagem", não o resultado final de cada jogo desenvolvido em aula.
Esse é o caráter educacional da EF, nosso oficio como professores das unidades de ensino em que exercemos a nossa docência.
Professor Florisvaldo
contato@indef.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário