Como professor de Educação Física, convivi em todos os anos de meu oficio, com a necessidade de legitima-la, nas unidades de ensino em que exerci a minha docência. Seja na rede pública ou na rede particular. Colegas de outras disciplinas e pais de alunos questionavam a respeito do que ela ( a Educação Física) ensina e qual a sua importância como componente curricular.
Sempre acreditei que os conteúdos programáticos da "cultura corporal", são indispensáveis na educação dos jovens e adolescentes escolares. Aprendi na prática que una educação formal através da motricidade dos esportes, jogos e brincadeiras, não apenas no aspecto biológico-somático mas também no aspecto histórico cultural, porém como princípios e finalidade de formar os alunos com consciência e autonomia.
Como educador e formador sempre fui pedagogicamente influênciado pela importância e legitimação da nossa especialidade e que a realidade é explorar o conhecimento corporal que o aluno tem, incorporando as nossas aulas ao lado dos conteúdos tradicionalmente ensinados nas escolas. Falando de Educação Física escolar deve-se procurar desenvolver e compartilhar vivencias e estudos pedagógicos em busca de meios apropriados para uma legitima importância da nossa disciplina no contexto educacional
Professor Florisvaldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário