Recreação é um ato educacional
A recreação não é um ato sem significado, porém uma importante ferramenta na formação de sujeitos culturais, sociais, sadios e reflexivos. A recreação é uma forma de comunicação, elaboração de pensamentos, compreensão e prazer. O sujeito ( criança, jovem, adolescente e adulto) pela recreação desenvolve importantes capacidades para o seu desenvolvimento. Por exemplo, desenvolve e aprimora a atenção, a memorização, a imaginação, a criatividade, psicomotricidade e apende a solucionar conflitos. Se for criança há uma apropriação de condições para uma vida adulta mais feliz e reflexiva.
Quem brinca aprende, porque o brincante reflete a respeito do seu cotidiano, experimenta novas situações, recriando e dando a sua própria interpretação ao mundo a sua volta, relacionando-se
com pessoas com quem aprende.
O professor de educação física escolar, mesmo sem focar no aprender deve incluir em suas aulas a recreação , porque quem brinca aprende pois, brincando também se aprende. Basta que haja diversidades nas experiências (conteúdos) oferecidas.
Brincar é um ato promotor do desenvolvimento das potencialidades e capacidades das crianças, jovens e adultos. Assim a recreação/brincadeiras deve ocupar um espaço especial na prática educativa, tanto na família como na escola.
A recreação ocorre de duas formas, livre e coordenada. A forma livre acontece espontanea, quando os envolvidos decidem por si só ou em grupos o que fazer sem a orientação de um adulto. A forma coordenada há a figura de um adulto mediador ( parente se for no ambiente familiar ou comunitário) ou de um professor de educação física, pedagogo ou recreacionista se for no ambiente escolar.
Ambas as formas, especialmente a coordenada, existe a possibilidade de uma socialização do grupo, a inte-
gração e a participação dos envolvidos favorecendo posturas de respeito, aceitação, confiança, solidariedade, conhecimento mais amplo da realidade social e cultural proporcionando a"inclusão social".
Brincar é um direito e necessidade da criança, sendo
fundamental para a ludicidade cultural tanto para a criança, para o jovem bem como para o adulto. Brincar não é um ato simples para passar o tempo nem tampouco sem significado. Muito pelo contrário.
Professor Florisvaldo
falandocomprofessor@gmail.com
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