domingo, 8 de maio de 2016

Educação Física Escolar : síntese histórica educacional

A educação física escolar ao longo de sua história no Brasil, esteve intimamente ligada aos  segmentos militar  e médico, o que em seu principio formal foram determinantes para o seu conceito de disciplina escolar e suas finalidades de cunho educativo. Estes segmentos estabeleceram o norte e o campo de atuação, bem como a forma de ensino.
O militarismo focava na educação eminentemente corporal, na aquisição de um físico harmonioso, saudável e organicamente equilibrado. No segmento médico a educação física tinha como finalidade o aspecto eugenista, buscando implantar métodos de higiene para a população, também manter a pureza e a qualidade da raça brasileira.
Na década de 1930 com a implantação do Estado Novo, a educação física escolar teve como escopo fortalecer e melhorar a produção da mão de obra trabalhadora, desenvolvendo o espírito de cooperação em favor da coletividade Estava implantada no país a era da industrialização,pelo então Presidente Getúlio Vargas.
Nas décadas  de 40 a 60 alguns  filósofos e educadores brasileiros iniciaram um movimento de âmbito nacional para, tornar a educação física uma disciplina comum  do currículo escolar. Após o ano de 1964, a Educação Física é aceita como  uma prática educacional que tinha como objetivo, o desempenho físico técnico educacional. A sua finalidade era fundamentalmente, a competição e  a superação individual, era o embrião  do esporte de performance.A escolas  além das turmas de aulas normais teve implantada as turmas de treinamentos esportivos.
Na década seguinte (1970) a  educação física escolar recebe novos rumos, com uma abordagem mais acadêmica com contribuição de teorias filosóficas, sociológicas e psicológicas. Aparece a corrente da psicomotricidade, os processos cognitivos, afetivos,etc.,buscando a formação integral do educando,
Deixou a educação física de,ser eminentemente esportiva, com menos predominância  do gesto técnico esportivo para, uma abordagem voltada para o desenvolvimento normal , Desenvolvimento motor, aprendizagem psicomotora de acôrdo com a faixa etária dos alunos. O movimento passou a ser encarado e considerado omais importante dos objetivos da educação física escolar.
Nestas rápidas pinceladas desenhamos a trajetória da educação física na história, ao  lado de professores com pouca qualificação profissional como educadores, muitos eram militares, levando-a  de certa maneira a uma marginalização no universo da educação formal ministrada nas escolas.
Abrimos um parenteses para  informar que no período colonial as atividades  manuais/braçais tinham uma conotação associada ao trabalho escravo, pois o trabalho intelectual era mister da elite, da população branca.
Aspectos atuais tem levado a educação física  a ser marginalizada, as aulas serem colocadas em horários não convenientes as outras disciplinas teóricas e não segundo as necessidades desta prática educacional, o distanciamento do professor de educação física dos seus pares de outras disciplinas, da equipe pedagógica. Conclusão o professor sente-se desvalorizado,e menos importante no contexto pedagógico da escola.
Mas a partir da LDB de 1996, as autoridades educacionais reformularam  as propostas curriculares  tornando a educação física um componente obrigatório  em todas as escolas de educação básica do país.
Em 1998 o Ministério de Educação e Cultura estabeleceu  os PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacionais) estabelecendo diretrizes  de aplicação  de novos conceitos e atividades/conteúdos  novas práticas corporais como a dança, a ginástica,lutas, jogos e atividades recreativas e brincadeiras, ao lado dos esportes na contribuição formativa dos alunos em idades escolar. Na prática de atividades corporais os adolescentes, jovens e crianças se expressam espontaneamente e o professor de educação física tem uma interação ampla e direta  com o alunado.
Portanto deve o professor determinar a dinâmica das aulas competitivas ou recreativas, com regras flexíveis e adaptadas aos alunos promovendo a inclusão sócio-esportiva da totalidade dos alunos.
É necessário achar um denominador comum, de forma que os habilidosos pratiquem sem exclusão dos menos habilidosos nesta ou naquela  atividade adequando os conteúdos a realidade vivida pelo grupo.
Dentro deste contexto,conceito e conhecimento do alunado haverá um aprofundamento em seu trabalho com a formação e desenvolvimento de valores preconizados e valorizados pela sociedade : respeito,dignidade,solidariedade,afetividade e coletividade. Promovendo o equílibrio entre os alunos, levando-os a respeitar o desempenho de sua própria individualidade e dos colegas sem discriminação de qualquer espécie como as caracteristicas de sexualidade, fisica ou sócio-econômica. A educação física tem responsabilidade no processo de formação de valores e atitudes cabendo formalmente ao professor a execução do ensino coordenando os conteúdos das aulas, e aproveitando as oportunidades  surgidas nas aulas, para torná-las educativas, frente a cada situação ou fato ocorrido, com reflexão e discussões.
O professor age como mediador. Para que a educação física, que até hoje em pleno século vinte e um embora veladamente, ainda  ainda continua marginalizada, podemos alça-la ao pantamar de maior valorização, bastando que demonstremos conhecimentos além de nossa área de trabalho pedagóico, culturalmente falando. Este é o caminho a seguir.
 
                                                   Professor   Florisvaldo
                                         falandocomprofessor@gmail.com

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