Neste artigo desenvolveremos algumas considerações a respeito de aulas alternativas no ensino da educação física escolar. Abordaremos atletismo e os jogos pré-desportivos.
Atletismo
E considerado o conteúdo básico para o ensino da educação física na alfabetização corporal dos alunos. As corridas, saltos, arremessos por serem as principais práticas e podem serem facilmente adaptadas para a sua implementação nas escolas. Pode-se organizar corridas de velocidade, resistência, com obstáculos ou de revezamento ; saltos em altura, distancia, triplo e com vara; arremessos, de pêso, martelo, disco e vara,etc.
Prática de Ensino : Corridas, de forma natural. Após escolhido o espaço, iniciamos a aula com uma brincadeira natural chamada de "pega pega"envolvendo todo o alunado onde desenvolvendo a agilidade física, velocidade etc. Os alunos podem serem ou não divididos em grupos etc. Caberá ao professor estabelecer a dinâmica e o " modus operandi" da atividade.
A segunda parte da aula é corrida com obstáculos. Preparo: Coloca-se duas fileiras de cadeiras paralelamente separadas, depois une cada dupla de cadeira com cordas em altura que facilite aos alunos saltarem sobre as mesmas. As cordas representam as barreiras que devem serem ultrapassada ao correr.
Plano de Aula de atletismo:
Objetivos da aula : Desenvolver a habilidade de correr e a cordenação motora.
Desenvolvimento : Alunos divididos em duplas, trios, etc.Determine os lugares saida e chegada.Após essa experiência os fundamentos da "corrida" tais como saida, linha de chegada, posição de largada, concentração, coordenação dos movimentos de braços, pernas, respiraação, olhar fixo a frente etc.
Avaliação : Observar o interesse e o nivel de participação, as principais dificuldades encontradas e a cruidaompreensão das regras construidas com a participação dos alunos. Ao perceber que uma das equipes Está mais forte, reorganiza as equipes para que haja equilibrio na disputa . Boa aula.
________________________________
Professor Florisvaldo Correia da Silva, Mestre em Educação \Física
Pedagogo Especialista em Educação Física Escolar
Atletismo
E considerado o conteúdo básico para o ensino da educação física na alfabetização corporal dos alunos. As corridas, saltos, arremessos por serem as principais práticas e podem serem facilmente adaptadas para a sua implementação nas escolas. Pode-se organizar corridas de velocidade, resistência, com obstáculos ou de revezamento ; saltos em altura, distancia, triplo e com vara; arremessos, de pêso, martelo, disco e vara,etc.
Prática de Ensino : Corridas, de forma natural. Após escolhido o espaço, iniciamos a aula com uma brincadeira natural chamada de "pega pega"envolvendo todo o alunado onde desenvolvendo a agilidade física, velocidade etc. Os alunos podem serem ou não divididos em grupos etc. Caberá ao professor estabelecer a dinâmica e o " modus operandi" da atividade.
A segunda parte da aula é corrida com obstáculos. Preparo: Coloca-se duas fileiras de cadeiras paralelamente separadas, depois une cada dupla de cadeira com cordas em altura que facilite aos alunos saltarem sobre as mesmas. As cordas representam as barreiras que devem serem ultrapassada ao correr.
Plano de Aula de atletismo:
Objetivos da aula : Desenvolver a habilidade de correr e a cordenação motora.
Desenvolvimento : Alunos divididos em duplas, trios, etc.Determine os lugares saida e chegada.Após essa experiência os fundamentos da "corrida" tais como saida, linha de chegada, posição de largada, concentração, coordenação dos movimentos de braços, pernas, respiraação, olhar fixo a frente etc.
Avaliação : Observar o interesse e o nivel de participação, as principais dificuldades encontradas e a cruidaompreensão das regras construidas com a participação dos alunos. Ao perceber que uma das equipes Está mais forte, reorganiza as equipes para que haja equilibrio na disputa . Boa aula.
________________________________
Professor Florisvaldo Correia da Silva, Mestre em Educação \Física
Pedagogo Especialista em Educação Física Escolar
Nenhum comentário:
Postar um comentário