segunda-feira, 24 de abril de 2017

JOGOS PRÉ DESPORTIVOS

Quando (infelizmente) a escola não dispor de um campo ou quadra desportiva, pode-se exercer atividades que desenvolvem  habilidades com bola, tais como bater, chutar, arremessar...etc, e aprimora-se  a cooperação e o  espírito de trabalho em equipe e assim por diante.

Podemos dar os seguintes exemplos: gol a gol, barrabol, chutes a gol, bobinho, trocas de passe ( com os pés ou mão) e outras a critério do professor. Através dos jogos pré desportivos ensina-se os principais elementos de inúmeros esportes coletivos como os movimentos de deslocamentos, arremessos, histórias de esportes, sistemas de ataque e defesa, posições, etc. Desta forma a classes ficará em contato com atividades, praticando-as em diversos espaços livres que possa haver na escola.

Essas atividades pré-desportivas pode e deve ser ensinadas aos alunos dos quatro e cinco anos do ensino fundamental  I. Deve o professor oportunizar que haja discussões orientadas, criação e ajustes de regras pelos alunos durante a execução dos grande jogos pré - desportivos.

Plano de Aula - Jogo pré desportivo
_______________________________

Modalidade   :  Queimada
Objetivos       :  Habilidades de arremessar, 
                           deslocar, esquivar, atenção,
                           e outras . . .
Material          :  Uma bola de borracha, pano
                             ou  de basquete mirim etc.
Desenvolvi - 
mento             : Alunos divididos em três 
                           grupos ( A, B, e C ) mistos.
                          Quadra ( ou um espaço livre) 
                           demarcada .              Breve
                           explicação do jogo e regras 
                            Dispõe os alunos do grupo
                           A e B. Os do grupo C aguar-
                           a vez. A equipe perdedora sai
                            dando lugar a C.assim    pro-
                            movendo o rodizio. Finalida-
                            de : eliminar o maior número
                            de jogadores da equipe ad  -
                           versária no tempo determi    -
                           nado.  A avaliação será feita por observações dos alunos na aula. Se foram mais ou menos ativos, integraram, aceitou o jogo,cooperou etc.

                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário