Quando (infelizmente) a escola não dispor de um campo ou quadra desportiva, pode-se exercer atividades que desenvolvem habilidades com bola, tais como bater, chutar, arremessar...etc, e aprimora-se a cooperação e o espírito de trabalho em equipe e assim por diante.
Podemos dar os seguintes exemplos: gol a gol, barrabol, chutes a gol, bobinho, trocas de passe ( com os pés ou mão) e outras a critério do professor. Através dos jogos pré desportivos ensina-se os principais elementos de inúmeros esportes coletivos como os movimentos de deslocamentos, arremessos, histórias de esportes, sistemas de ataque e defesa, posições, etc. Desta forma a classes ficará em contato com atividades, praticando-as em diversos espaços livres que possa haver na escola.
Essas atividades pré-desportivas pode e deve ser ensinadas aos alunos dos quatro e cinco anos do ensino fundamental I. Deve o professor oportunizar que haja discussões orientadas, criação e ajustes de regras pelos alunos durante a execução dos grande jogos pré - desportivos.
Plano de Aula - Jogo pré desportivo
_______________________________
Modalidade : Queimada
Objetivos : Habilidades de arremessar,
deslocar, esquivar, atenção,
e outras . . .
Material : Uma bola de borracha, pano
ou de basquete mirim etc.
Desenvolvi -
mento : Alunos divididos em três
grupos ( A, B, e C ) mistos.
Quadra ( ou um espaço livre)
demarcada . Breve
explicação do jogo e regras
Dispõe os alunos do grupo
A e B. Os do grupo C aguar-
a vez. A equipe perdedora sai
dando lugar a C.assim pro-
movendo o rodizio. Finalida-
de : eliminar o maior número
de jogadores da equipe ad -
versária no tempo determi -
nado. A avaliação será feita por observações dos alunos na aula. Se foram mais ou menos ativos, integraram, aceitou o jogo,cooperou etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário